
Senhor! Senhor!
Mateus 7:21-23
Muitos têm clamado por Deus e têm usado o nome do Senhor. Mas existem os que clamam e os que além de clamar, obedecem. Difícil saber identificar os corações convertidos, mas Deus sabe e conhece os que lhe obedecem. Você quer ser conhecido por Deus? OBEDEÇA! Podemos meditar um pouco sobre o que diz Mateus 7:21-23. Dia triste será para os desobedientes que clamam “SENHOR, SENHOR”, ouvirem do próprio Deus: “Não vos conheço”.
Certa vez alguém perguntou a Cristo: “Senhor, são poucos os que vão ser salvos?” (Lucas 13:23). Prontamente Ele respondeu que quem quiser ser salvo, deve fazer tudo para entrar pela porta estreita, pois muitos vão querer entrar, mas não poderão. E Jesus disse uma parábola, comparou a salvação com a ilustração do dono da casa que se levantará para fechar a porta. Os que ficarem do lado de fora, baterão na porta, pedindo para entrar. Mas o dono da casa lhes dirá que não os conhece, que não sabe de onde eles são. Eles dirão: “senhor, nós comemos e bebemos contigo, o senhor ensinou em nossa cidade.” Mas eles ouvirão do dono da casa: “Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal.” (Lucas 13:23-27).
E quantos serão os salvos? Jesus disse que muitos serão os que virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus (Lucas 13: 29). Todavia, os que almejam a salvação são aconselhados a buscarem a Deus de uma forma como nunca o fizeram antes. Em Apocalipse 22:11, Deus diz que os que escolheram ficar sujos, que permaneçam sujos, mas os que escolheram ser santos, que busquem a santidade. Que o limpo permaneça limpo, e se escolheu o caminho da justiça, então a pratique. São duras as palavras do Criador, mas se não for assim, continuaremos brincando de sermos cristãos e não amadureceremos a ponto de nos avaliarmos e mudarmos de atitude diante do perigo de perdermos tão grande salvação.
Para termos direito à árvore da vida, precisamos ser obedientes aos mandamentos de Deus. Somente os que guardam os mandamentos do Senhor, entrarão pelas portas. E quem são os que ficarão de fora? Ficarão de fora os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Apocalipse 22:14 e 15). Esta é uma palavra verdadeira e que deve ser anunciada, para que todos saibam nos dias atuais que a salvação não é para todos, mas para os que reconhecem os seus pecados, arrependem-se e seguem a vida segundo o que Cristo fala: “Vais, e não peques mais.” E nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:1).
Podemos observar que os que ficarão de fora tentarão persuadir o dono da casa. Eles dirão: Senhor, Senhor! Eles estão falando no nome do Senhor. E estão profetizando no nome do Senhor, expulsando demônios em nome do Senhor, e fazendo maravilhas em nome do Senhor. O sinal do verdadeiro salvo em Cristo Jesus não está em usar o nome do Senhor para profetizar, expulsar demônios e operar milagres, mas em obedecer aos mandamentos de Deus. Conhecemos verdadeiramente a árvore pelos seus frutos. Os obedientes dão testemunho da graça de Deus em suas vidas, e não se envolvem em práticas obscuras.
O apóstolo Paulo advertiu a Timóteo acerca dos últimos dias, e essas palavras ficaram registradas para que nos dias de hoje saibamos que estamos vivendo dias trabalhosos (2Timóteo 3:1-9). Paulo fala dos homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Eles têm aparência de piedade, mas negam a eficácia dela. São homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé, isto é, são pessoas más. E pra quem o dono da casa dirá: “Afastem-se de mim?” Ele dirá para os que praticam o mal (Lucas 13:27). Têm aparência de piedade, mas na verdade são sepulcros caiados, esperando o dia que as portas se fecharão para receberem a recompensa de sua obra. Sabe o que acontecerá com estes? Eles não irão avante, porque a todos será manifesto o seu desvario (2Timóteo 3:9).
O que fazemos em oculto será manifesto. Por isso Deus nos alerta. Ainda há tempo para nos firmarmos na Rocha Eterna, que é Jesus, nosso Senhor e Salvador. Quem escuta as palavras de Cristo, que as ponha em prática. E será como o homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Mateus 7:24 e 25). Chuvas, rios e ventos são todas as adversidades, tentações, provações, doutrinas, tudo o que se levanta contra nós para nos fazer cair. Se ainda existe em nós algum resquício de chuva, de rios ou de ventos que nos impedem de estarmos em comunhão com o Senhor, que venhamos agora mesmo anos redimir com o nosso Redentor, que se chama Jesus Cristo. Ainda há tempo.
A porta ainda está aberta, até quando não sabemos, mas os dias nos declaram que breve Jesus voltará. E o que faremos nós? Seremos como os que aflitos gritarão: SENHOR, SENHOR? Será tarde demais para buscarmos acender nossas candeias quando já estivermos ouvindo a voz que dirá: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro (Mateus 25:6). A meia-noite se aproxima, todas as virgens estão juntas, todas têm suas lamparinas, todas ouvirão a voz que anunciará a chegada do noivo, mas metade delas ficará de fora. Elas vão bater na porta, vão gritar: “Senhor, Senhor, abre-nos!” Mas o esposo dirá: “Na verdade vos digo que não vos conheço.” Perceba aí a semelhança da parábola das dez virgens com a passagem dos que também gritarão SENHOR, SENHOR!
Muitos estão fazendo o mal a si mesmos. Que não sejamos nós a fazermos o mal que nos separará do Senhor. Que não sejamos nós a clamarmos SENHOR, SENHOR sem estarmos andando nos caminhos retos de Deus. Que sigamos o conselho que está em Mateus 25:13: “VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR.”
Andrea S. Correia
Secretária da Igreja Adventista de José Walter e colunista de Espiritualidade
Espiritualidade
Andrea Correia
